A Perícia Judicial é uma atividade técnica realizada por um perito nomeado pelo juiz. O perito deve ter nível superior e experiência profissional comprovada e compatível com a matéria da qual irá atuar. O juiz, ao nomear o perito, dará ciência as partes para que se manifestem sobre a nomeação daquele profissional, determina a apresentação de proposta de honorários e faculta às partes a indicação de assistentes técnicos e apresentação de quesitos.
O perito fará a pericia para o qual foi nomeado e emitirá ao final um laudo com as respostas aos quesitos das partes.
O perito é sempre nomeado em casos que demandam conhecimento específico em diversas áreas, como engenharia, contabilidade, medicina, entre outras.
Neste sentido, a Perícia Judicial do GAPE tem grande importância no contexto jurídico, contribuindo com profissionais habilitados e experientes para a solução de questões complexas e para a garantia da justiça e da segurança jurídica.
Entendendo a Perícia Judicial:
Um dos principais objetivos da Perícia Judicial é fornecer ao juiz elementos técnicos que o ajudem a tomar uma decisão justa e embasada em um laudo técnico coerente e conciso. O laudo técnico elaborado pelo perito judicial é um documento que traz informações relevantes para o processo, como a análise de documentos, pesquisas, cálculos, oitiva de pessoas, levantamento de locais, análise de laudos, análises laboratoriais, simulações e a realização de testes e experimentos, entre outras atividades que contribuem para a elaboração de um laudo técnico consistente e fundamentado.
A Perícia Judicial é especialmente importante em casos que envolvem questões técnicas e científicas que não podem ser avaliadas por um leigo.
O laudo técnico elaborado pelo perito pode esclarecer pontos importantes do caso que não foram percebidos anteriormente e, assim, evitar que uma decisão judicial equivocada seja tomada. Além disso, o perito judicial é um profissional independente, que deve atuar de forma imparcial, contribuindo para a tomada de decisões justas e equilibradas.
Saiba que, a Perícia Judicial também pode contribuir para a defesa dos direitos das partes envolvidas no processo. O laudo técnico elaborado pelo perito pode ser utilizado tanto pela parte autora quanto pela parte ré, e as conclusões da perícia podem contribuir para a elaboração de argumentos sólidos embasados em fatos concretos.
Perícia Judicial? É com o GAPE!
A nossa Perícia Judicial também é importante para a reparação de danos e prejuízos causados a uma das partes envolvidas no processo. O laudo técnico elaborado por nossos peritos pode ser usado para quantificar danos materiais, auxiliando no cálculo de indenizações e ressarcimentos.
Não se preocupe, a nossa Perícia Judicial fornece elementos técnicos ao juiz, esclarece questões técnicas e científicas, previne erros judiciais, defende os direitos das partes envolvidas no processo e contribui para a reparação de danos e prejuízos causados. Ligue agora e saiba mais.